Vamos falar um pouquinho hoje sobre o nosso tão utilizado em sala de aula na alfabetização. Ano passado trabalhei com o 1º ano. Tenho que confessar que amo trabalhar com alfabetização! O alfabeto móvel sempre faz parte das minhas atividades. Sempre que faço produções escritas com as crianças, deixo com eles um saquinho com letrinhas. Gosto de propor o que vamos produzir e deixar que façam suas tentativas. Enquanto discutem com seus colegas e testam suas hipóteses, vou passando entre eles, fazendo questionamentos que os façam refletir sobre o que estão escrevendo. Depois, vamos para a lousa. De acordo com a situação, peço que uma criança escreva sua produção e vou questionando, deixando que a turma participe desta reflexão e construção da escrita. Outras vezes pergunto para a turma como se escreve ao invés de pedir que vão à lousa. Peço que montem em suas mesas com as letrinhas móveis. De acordo com a atividade proposta, eles registram no caderno, ou colam as letras (confesso que adoro recortar e colar letrinhas com eles!).
Quando já estão no nível silábico com valor ou silábico alfabético, gosto de trabalhar com as letras justas. Aí, as possibilidades são diversas! Gosto de juntar aqueles potinhos do Kinder Ovo e colocar as letras justas dentro. De acordo com a hipótese e a proposta coloco a figura junto, ou o desafio para os que estão mais avançados é descobrir a palavra. Cruzadinhas e atividades onde a quantidade de letras a ser utilizada já é delimitada geram um grande desafio para eles. É nesta hora que eu aproveito para fazer intervenções. Vou questionando até que cheguem à escrita completa da palavra.
E você, compartilhe suas práticas aqui, suas dúvidas e sugestões. Vamos utilizar estre espaço para trocar experiências e ampliar nossos conhecimento. Beijinhos!!💖💖
Nenhum comentário:
Postar um comentário